GNR deteve nas primeiras horas da operação Natal 50 condutores com excesso de álcool

2022-12-23 11:37:51

Nas últimas 24 horas a Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 50 condutores por conduzirem com excesso de álcool no sangue, sendo que 28 dos quais apresentavam valores considerados crime.

Num comunicado divulgado hoje, para fazer o balanço das útimas 24 horas da Operação Natal, a GNR informa que até as 08:00 de hoje, foram fiscalizados 7860 condutores, dos quais, 50 conduziam com excesso de álcool e, destes, 28 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l. Foram ainda detidas 19 pessoas por conduzirem sem habilitação legal.
Em resultado das ações desencadeadas pelos militares que, diariamente, estão empenhados no patrulhamento rodoviário e na prestação de auxílio aos condutores, para que estes cheguem aos seus locais de destino em segurança, foram efetuadas 1 907 contraordenações rodoviárias das quais se destacam 557 por excesso de velocidade; 137 por falta de inspeção periódica obrigatória; 64 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças; 49 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução; 38 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.
A GNR registou também 265 acidentes em termos nacionais, dos quais há a registar 3 vítimas mortais, 4 feridos graves e 50 feridos leves.
No comunicado, a GNR dá nota que durante a Operação Natal irá continuar a dar prioridade à fiscalização da condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas, ao excesso de velocidade e à falta de inspeção periódica obrigatória dos veículos, assim como às manobras perigosas, incorreta execução de manobras de ultrapassagem, mudança de direção e cedência de passagem, bem como e à utilização indevida do telemóvel.

Paulo Silva Reis
Foto: David Teixeira


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso