“Parentalidade Positiva” contribuiu para diminuição do insucesso escolar no concelho

2022-12-27 12:27:48

Perto de quatro mil alunos e mais de quatro centenas de encarregados de educação participaram, no projeto municipal “Parentalidade Positiva”, nos últimos quatro anos letivos, tendo superado todas as metas estabelecidas, entre elas a diminuição do insucesso escolar, que se traduziu na redução substancial do número de alunos com notas negativas.
Partiu-se para o projeto com valores a rondar os 25,4% de notas negativas. No final deste Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), atingiu-se os 15,1%. Com a obtenção deste resultado, pode considerar-se que a meta “redução dos alunos nos 1º,2º,3º ciclos e secundário com níveis negativos” foi largamente alcançada. Outro índice superado foi a taxa de retenção e desistência, tendo esta diminuído sistematicamente.
O mérito desta ação resulta da organização conjunta dos agentes educativos para a superação das problemáticas relacionadas com o insucesso escolar, envolvendo as famílias nesse objetivo. A cooperação dos docentes e diretores de turma com a equipa do projeto permitiu o apoio próximo aos alunos que revelaram mais dificuldades.
Através de uma equipa multidisciplinar, a iniciativa integrou diversas ações para a promoção da aprendizagem, da motivação, da gestão de emoções e da organização do estudo com os alunos, mantendo ativo o envolvimento da família na vida escolar, sempre em articulação com os professores.
O PIICIE foi promovido pela autarquia, em parceria com os Agrupamentos de Escolas Dr. António Granjo, Fernão Magalhães e Dr. Júlio Martins, bem como a Escola Profissional de Chaves, a CPCJ - Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, a Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Chaves, as três Corporações de Bombeiros e as Associações de Pais. Foi financiado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia ? Fundo Social Europeu.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso