CHAVES: Artur Mota nomeado Comandante Sub-Regional do Alto Tâmega e Barroso

2023-01-04 18:21:36

O Comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Tâmega e Barroso, Artur Mota, terá como segundo Comandante, Bruno Sarmento que exercia o cargo de Adjunto de Comando dos Bombeiros Voluntários de Vidago.


Com o fim dos 18 Comandos Distritais de Operações e Socorro (CDOS), foram criados 24 Comandos Sub-Regionais de Emergência e Proteção Civil, cuja circunscrição territorial corresponde ao território de cada comunidade intermunicipal.

No Alto Tâmega e Barroso, o Centro Operacional fica sediado no Parque Empresarial de Chaves, em Outeiro Seco, e terá como Comandante Artur Mota que era desde 2021 2º comandante do CDOS da Proteção Civil de Vila Real e anteriormente Comandante dos Bombeiros Voluntários de Cerva.

Bruno Sarmento, que exercia o cargo de Adjunto de Comando dos Bombeiros Voluntários de Vidago, vai coadjuvar o novo comandante, Artur Mota.

Os comandos sub-regionais substituíram os comandos distritais de operações de socorro (CDOS), uma alteração que se concretizou no âmbito da lei orgânica da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), que entrou em vigor em abril de 2019 e que levou à criação dos comandos regionais do Alto Minho, do Alto Tâmega e Barroso, da Área Metropolitana do Porto, do Ave, do Cávado, do Douro, do Tâmega e Sousa e das Terras de Trás-os-Montes.

A mudança do sistema de Proteção Civil estava prevista acontecer a 1 de janeiro mas a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil determinou que a mudança do sistema distrital para o modelo sub-regional fosse concretizada esta quarta-feira, 4 de janeiro.

Chaves passará assim a assegurar a articulação operacional permanente com os coordenadores municipais de proteção civil, numa aposta por uma solução que deverá servir os interesses das populações.

Sara Esteves
Foto: Carlos Daniel Morais
Foto anexo: Bombeiros de Vidago

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso