R.PENA: Autarquia promove caça ao javali para proteger culturas

2023-01-05 17:03:30

Descontrolo da espécie tem provocado estragos em dezenas de culturas, garante a autarquia de Ribeira de Pena que promoveu no final de dezembro uma Montaria ao Javali para controlo do número de animais.


Os agricultores de Ribeira de Pena estão preocupados com os avultados estragos que os javalis têm causado nas culturas agrícolas. Para controlar a densidade populacional desta espécie, a autarquia de Ribeira de Pena promoveu a 31 de dezembro, em Agunchos, uma Montaria ao Javali.

Nesta atividade, que contou com a participação de quatro matilhas, foram abatidos dois javalis.

Luís Ferreira, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, destacou a importância da valorização dos recursos cinegéticos no concelho, agradeceu a presença de todos os caçadores e também evidenciou a colaboração e o empenho dos membros da Associação Cultural e Desportiva e dos funcionários da autarquia.

Segundo o Município, o descontrolo total desta espécie está a destruir diariamente dezenas de explorações agrícolas, e esta atividade permite “controlar o número de animais que provocam avultados danos na agricultura e na flora locais”.

A organização da Montaria ao Javali contou com o apoio a Junta de Freguesia de Cerva e Limões, da Junta de Freguesia de Salvador e Santo Aleixo de Além Tâmega, da Junta de Freguesia de Santa Marinha e da Associação Cultural e Desportiva de Agunchos. A concentração decorreu na sede da Associação Cultural e Desportiva de Agunchos para o mata-bicho. Antes de serem encaminhados para as respetivas portas, os caçadores foram alertados para a obrigatoriedade do cumprimento de todas as medidas de segurança.

Para a Câmara Municipal, este evento vem “consolidar o trabalho meritório que se tem vindo a realizar no domínio desta área cinegética para além do convívio entre caçadores”.

Sara Esteves

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso