Ecovia Internacional do Tâmega e do Corgo vai unir Chaves a Vila Pouca

2023-01-10 11:48:17

Com uma extensão de 59 quilómetros a Ecovia Internacional do Tâmega e do Corgo, vai fazer a delícia dos amantes das bicicletas e já pode ser percorrida desde a linha da fronteira, em Verin até a Vila Pouca de Aguiar.

Já se encontra concluído o troço de Chaves, integrante da Ecovia Internacional do Tâmega e do Corgo, entre a fronteira de Espanha e o concelho de Vila Pouca de Aguiar, numa extensão de 59 quilómetros. O projeto veio melhorar os caminhos existentes, em grande parte troços da antiga linha de caminho-de-ferro, colocando em evidência um conjunto de paisagens deslumbrantes, criando percursos de natureza pedestres e cicláveis.
A empreitada resulta de uma candidatura apresentada ao Turismo de Portugal, I.P., programa “Valorizar”, assim como de Protocolos celebrados com a Fundação Iberdrola e Iberdrola Generación, um investimento público superior a 1,3 milhões de euros.
Com a conclusão da presente empreitada inicia-se, em definitivo, a Ecovia Internacional, que integra os municípios de Verín, Chaves, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, Peso da Régua e Santa Marta de Penaguião, numa estratégia conjunta de diferentes percursos concelhios junto aos rios Tâmega e Corgo, proporcionando uma experiência inesquecível de natureza e bem-estar, ao longo de 99 quilómetros.
Segundo a autarquia, ''o projeto irá beneficiar os caminhos existentes, utilizando em grande parte dos troços do espaço canal da antiga linha do Caminho-de-ferro, estando também prevista a criação de pequenos tramos de circulação pedonal e ciclável''.
Desde a fronteira de Espanha a Vila Pouca de Aguiar, ''os munícipes terão ao seu dispor um percurso ciclável, pedonal e contemplativo, fomentando o turismo de natureza''.
O projeto resulta de uma candidatura apresentada ao Turismo de Portugal, I.P., com um apoio financeiro de 70% do valor das despesas elegíveis.
Os Municípios de Verín, Chaves, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, Peso da Régua e Santa Marta de Penaguião chegaram a um acordo para a integração dos vários percursos concelhios junto aos Rios Tâmega e Corgo. A ciclovia passa a designar-se Ecovia Internacional do Tâmega e Corgo.


Paulo Silva Reis

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso