Crianças e jovens do Centro de Estudos da Cruz Vermelha Portuguesa - Delegação de Chaves

2023-01-10 14:41:02

No âmbito do programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social, CLDS4G, de Chaves, incidindo na atividade 11 “Promoção de Encontros Intergeracionais”, surgiu a idealização do livro intitulado “Lendas dos nossos avós contadas por nós”. Este projeto contou com a participação de crianças e jovens do Centro de Estudos da Cruz Vermelha Portuguesa, Delegação de Chaves.

Quem nunca ouviu aquela história que foi contada pelos avós e que advinha de outras gerações? Alguém recorda?
Quem nunca ouviu falar da Lenda da Moura da Ponte de Chaves? Onde ainda hoje se diz que, no dia de São João, se ouve uma jovem moura a chorar pelo seu cavaleiro cristão.
Quem conhece a Lenda da Fonte do Forte de São Neutel? Em que um comandante, sob forma de agradecimento, mandou erguer um fontanário para preservar a água milagrosa.
Este livro, permitiu deslindar uma pluralidade de lendas que foram transmitidas pelos avós aos seus netos com o desígnio de conceder a partilha de experiências, com base no processo de aprendizagem do eu, tu e nós.
As crianças e jovens, alunos do Centro de Estudos da Cruz Vermelha Portuguesa, compartilharam as suas doces histórias, simultaneamente incomuns, relacionadas com os seus adorados antecessores de forma entusiasta e sublime.
Foi com enorme agrado que a equipa CLDS recolheu e compilou esta série de “histórias” como referência de passagem de testemunhos.
Agradecemos a participação das crianças e jovens do Centro de Estudos da CVP, delegação de Chaves, bem como, aos seus encarregados de educação e avós, à Cruz Vermelha Portuguesa, ao Município de Chaves e à Betweien que tornaram possível a realização deste projeto intergeracional.participam em projecto.


(Conteúdo patrocinado)

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso