GNR lança alerta de burla Vishing

2023-01-14 10:14:15

O vishing, ou phishing de voz, acontece quando uma pessoa ou empresa usa chamadas telefónicas ou serviços de mensagens de voz para convencer as vítimas a revelar informações pessoais.
Deixamos aqui algumas boas práticas contra o Phishing, o Smishing e o Vishing:
NÃO clique em anexos ou links de emails, de mensagens instantâneas ou de SMS suspeitos;
Se for contactado, confirme a veracidade do endereço de email, do perfil ou do número de telefone de origem;
Avalie sempre a oportunidade dos conteúdos de emails, de mensagens instantâneas, de SMS ou de telefonemas;
NÃO partilhe dados pessoais ou siga instruções sem verificar noutras fontes a veracidade do pedido – por exemplo, junto do gestor de conta do Banco ou de um superior hierárquico;
NÃO partilhar dados sensíveis nas redes sociais porque essa prática pode fornecer informação a burlões que queiram realizar spear phishing (phishing dirigido a uma pessoa específica);
Esteja atento e não se deixe persuadir sem reflexão por solicitações autoritárias, promessas ou pedidos urgentes.
Se for alvo ou vítima de um ataque de vishing, denuncie!


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