CHAVES: Setor pecuário e apícola recebeu perto de 72 mil euros

2023-01-15 15:02:47

Apoio financeiro atribuído pela autarquia, para alavancar o setor rural, rondou os 72 mil euros em 2022.


A Câmara Municipal de Chaves atribuiu, no ano de 2022, um apoio financeiro de cerca de 60 mil euros a 303 produtores pecuários de bovinos, ovinos, caprinos e suínos de raça bisara, para alavancar o setor rural.

No que concerne ao setor apícola, a autarquia flaviense realça que concedeu uma comparticipação financeira de perto de 12 mil euros à entidade local responsável pela gestão e controlo sanitário do setor, no combate e prevenção da doença parasitária Varroose.

Desde 2018, que, e segundo o Município de Chaves, tem vindo a implementar um conjunto de medidas de apoio prioritárias para a sustentabilidade do setor primário e, em simultâneo, para a promoção da fixação da população no meio rural, através do incentivo aos produtores e da dinamização da atividade económica local. O investimento neste setor ultrapassa já os 330 mil euros.

No próximo ano, entrará em vigor o novo Regulamento Municipal de Concessão de Apoio Financeiro Destinado ao Fomento da Apicultura, que permitirá aos apicultores candidatarem-se diretamente ao apoio da autarquia, até agora concedido através da Cooperativa dos Apicultores do Alto Tâmega. “Esta e mais uma medida de valorização do setor apícola, uma atividade crucial no desenvolvimento sustentável das zonas rurais”.

O combate à disseminação da doença provocada pela vespa do castanheiro tem sido outra das preocupações da autarquia. Para tal, os serviços técnicos têm vindo a intensificar o combate a esta praga, através da realização de 150 largadas de parasitoide para travar a ação deste inseto invasor, num investimento de 31 mil euros.

Foto: Carlos Daniel Morais

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso