CHAVES: Crianças do Centro Social Paroquial de Chaves reviveram a tradição do cantar dos Reis

2023-01-16 10:41:00

No decorrer destas primeiras semanas de janeiro, as crianças do centro Social Paroquial de Chaves revivem uma das mais belas tradições de Natal, o Cantar de Reis. Aproveitando os raios de sol que se têm feito sentir, as crianças deslocaram-se à Câmara Municipal para saudarem o Presidente, Nuno Vaz, vereadores e funcionários da autarquia cantando, os ternos temas da noite mágica, aclamando o nascimento do Deus Menino e expressando votos de um Santo e Feliz 2023. Dezenas de vozes, munidos de coroas de reis, estrelas, projetaram notas musicais de alegria por todo o lado, deixando no ar a certeza de que a tradição milenar e tipicamente portuguesa, não conhece idades, está bem enraizada e promete continuar por muitos anos.

O Presidente da Câmara Municipal expressou a gratidão pela visita e gentileza das crianças e equipa pedagógica, desejando um bom ano com uma mensagem de paz, de amor e de fraternidade e salientou a importância de manter a tradição.

Os pequenos reizinhos seguiram para a Junta de freguesia de Santa Maria Maior onde foram acolhidos pelo Presidente da Junta, Hugo Silva que os brindou com um delicioso lanche de Reis.

As crianças surpreenderam ainda os idosos de alguns lares da cidade, com o cantar de reis. Os utentes dos Lares aplaudiram a iniciativa. Uma das idosas, utente do lar, disse que a presença das crianças é como uma terapia: “Isto para nós é muito bom, porque nos distrai das nossas dores”. Ficou a promessa de voltar noutros momentos.

As crianças e equipa pedagógica dos três edifícios: Lapa, edifício da Fonte do Leite e Colégio 3 Pastorinhos vão continuar a cantar os reis durante toda a semana e a encher de encanto e amizade o coração dos flavienses. Aqui e ali vão cantar e as suas vozes vão aquecer o mês de janeiro e anunciar um novo ano, repleto do que mais nos une neste terreno educativo: Gratidão, Respeito e Relação.

Texto: Centro Social Paroquial de Chaves

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso