Depois do sucesso da primeira ''Sexta 13'' do ano, a vila de Montalegre acolhe, a partir desta quinta-feira, 19 de janeiro, a XXXII Feira do Fumeiro, cartaz que será inaugurado, pelas 16 horas, por Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional.
É o regresso da ''rainha do fumeiro'' para satisfação de milhares que prezam a arte do bem comer. Um cartaz gastronómico de excelência com ''porta aberta'' até domingo. Em breve a autarquia irá divulgar o programa da 32.ª Feira do Fumeiro do Fumeiro de Montalegre.
''Como é apanágio, esperam-se milhares de pessoas e já está tudo a ser ultimado para as receber. Além da venda, no espaço do Multiusos e online, uma novidade que se tornou um sucesso absoluto, possibilitando a aquisição do excelente fumeiro e demais produtos a todas as pessoas em qualquer parte do país, o certame estende-se à ''Praça dos Sabores'', local de degustação e diversão'', destaca a Presidente da Câmara de Montalegre.
Segundo a autarca Fátima Fernandes, ''a animação será constante ao longo de todo o fim de semana, neste cartaz gastronómico onde vai ter muito para ver, comprar e provar. Note-se que foram cinco os produtos que passaram a deter a chancela de excelência e que entram na rota da comercialização com a assinatura de produtores de Fumeiro de Montalegre. A saber: Alheira de Barroso-Montalegre IGP, Chouriça de Carne de Barroso-Montalegre IGP, Chouriço de Abóbora de Barroso-Montalegre IGP, Salpicão de Barroso-Montalegre IGP e Sangueira de Barroso-Montalegre IGP. A Feira do Fumeiro e Presunto de Barroso, como um dos maiores cartazes turísticos e culturais do concelho de Montalegre, vai ter ainda divulgação garantida sábado e domingo através da RTP'', acabou por dizer Fátima Fernandes, Presidente da Câmara de Montalegre.
Foto: Carlos Daniel Morais