Depois de uma carreira internacional de mais de 20 anos, com 52 anos, José Esteves regressa a Portugal, para assumir a presidência da escola de negócios do Porto, a Porto Business School (PBS), sucedendo a Ramon O'Callaghan, que estava naquele cargo desde 2015.
Licenciado e mestre em Engenharia de Sistemas pela Universidade do Minho, doutorado em Software pela Universidade Politécnica da Catalunha, José Esteves, que nasceu em Luanda, é descendente de Chaves onde cresceu e estudou na Escola Secundária, Fernão de Magalhães, até à ida para a Universidade, onde se tornou mais tarde especialista na área de Sistemas de Informação.
Os seus familiares ainda hoje vivem em Chaves e José Esteves toma posse em Março, passando a ser o novo dean da Porto Business School (PBS),
José deixa assim a escola de negócios de Madrid, IE Business School, que integra o top 10 dos principais rankings europeus, onde lecionava há duas décadas.
Com um mandato de quatro anos, que vai assumir em março, o flaviense tem como objetivo central “dar continuidade à missão da Porto Business School, concretamente no que respeita à formação ímpar de líderes empresariais que pretendem ter um real impacto no desenvolvimento sustentável e criar mudanças positivas no mundo empresarial e na sociedade”.
José Esteves esteve em Portugal para acertar detalhes do seu novo desafio e ao Alto Tâmega TV disse que “é um prazer regressar a Portugal depois de ter vivido no estrangeiro durante todos estes anos. Ser nomeado dean de uma escola como a Porto Business School, é para mim uma honra”, afirma o flaviense, novo presidente da Porto Business School.
Paulo Silva Reis
Foto: DR