CHAVES: Rotary Club de Chaves cumpriu 29 anos de serviço à comunidade flaviense

2023-01-23 16:34:38

Data foi comemorada no sábado 21 de janeiro.


O Rotary Club de Chaves cumpriu 29 anos de serviço à comunidade flaviense no dia 18 de janeiro mas os festejos ocorreram neste sábado dia 21 janeiro, no Salão Nobre da Universidade Sénior de Rotary de Chaves.

Uma celebração com um programa multicultural diversificado desde música, teatro, literatura e exposição de pintura. A tarde começou com a Tuna da Universidade Sénior do Rotary (USR) seguindo-se uma peça de teatro ''Diálogo entre Caudilho e Salazar'', grupo de teatro da USR com os atores Carla Cunha e Sérgio Machado, uma palestra sobre o tema: ''A batalha do Cambedo de 1946'',proferida pelo professor universitário José Loureiro e declamação de poesia relacionada com o tema, pela professora Neves. Houve também a apresentação do livro de literatura infanto-juvenil da autoria de Ernesto Salgado Areias ''Tibério o burro fingido'' contando com uma palestra sobre a importância da leitura no desenvolvimento da linguagem e das emoções nas crianças, proferida pela professora de língua e literatura portuguesas, Emília Nogueira, diretora da Universidade Sénior de Rotary de Chaves.

Seguiu-se a intervenção do companheiro past-governador rotário, Fernando Laranjeira, que falou sobre o movimento rotário a nível mundial, desde a sua história até às suas áreas de ação. No seguimento disto houve uma exposição sobre as ações do Rotary Club de Chaves na comunidade flaviense, proferida pelo past presidente rotário José Moura. Falou-se da importância da Universidade Sénior em proporcionar um envelhecimento saudável e ativo, combatendo a solidão. Também foram referidas ações como a atribuição de bolsas de estudo e prémios de reconhecimento de mérito escolar e de mérito empresarial.

No âmbito cultural destacou-se a já conhecida Festa da Literatura de Chaves (FLIC) e o projeto mais recente e em desenvolvimento que pretende agregar e dar visibilidade a todas as formas de arte da região do Alto Tâmega e Barroso, o VIA XVII. Neste âmbito adiantou-se ao público o facto de estarmos a trabalhar para a realização de uma anual de arte e uma coletânea de conto e poesia que serão realizadas nos próximos meses. A tarde terminou com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal, Nuno Vaz, que falou do grande e difícil trabalho que está a ser feito no âmbito da candidatura da Ponte Romana e Termas Romanas a Património Mundial da Humanidade e para o qual o Rotary Club de Chaves manifestou todo o seu apoio e ajuda. A presidente do Rotary Club de Chaves, Ilídia Rodrigues agradeceu a todos os presentes e convidou-os para o Chaves de honra preparado no salão de alunos.

Esta iniciativa contou com mais de 100 pessoas entre as quais, o presidente da Câmara Municipal de Chaves e do vereador Nuno Chaves, várias entidades e representantes de instituições da cidade.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso