CHAVES: Missionários Vicentinos celebraram o Dia da Província em Chaves

2023-01-26 10:01:04

Data foi assinalada com Bodas de Ouro sacerdotais.


A Província Portuguesa da Congregação da Missão (PPCM) assinalou o seu aniversário na Festa da Conversão de São Paulo, pois, segundo São Vicente de Paulo, nesse dia proferiu o «primeiro sermão da Missão».

Este ano, esta data foi festejada a 25 de janeiro, na comunidade vicentina, Domus Flavia, em Chaves, e associou a comemoração de Bodas de Ouro sacerdotais dos padres António Coelho e José Carlos Gonçalves.

Antes da celebração eucarística foi realizada uma assembleia para concluir o processo de formação permanente que passou pela análise do Documento da Etapa Continental (DEC) do Sínodo dos Bispos: “Alarga a tua tenda” (Is 54,3).
A metodologia proposta foi a oração, diálogo e escuta do Espírito Santo. O DEC foi divulgado e dado para ser analisado individualmente por todos os confrades. Posteriormente, em comunidade e seguindo o esquema das perguntas que o DEC oferece no seu n.º 106, fizeram uma síntese comunitária que, depois, foi partilhada com outra das comunidades. Essa síntese foi apresentada em plenário de confrades dessa apresentação, sendo que a comissão de formação vai elaborar um documento a enviar para o Secretariado da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP).

No final da manhã, a capela da comunidade encheu-se com alguns familiares e muitos fiéis das comunidades paroquiais, da zona de Chaves, que os padres António Coelho e José Carlos servem, e mais de 35 sacerdotes da PPCM e párocos do Arciprestado do Alto Tâmega, Diocese de Vila Real.

A eucaristia foi presidida pelo D. António Augusto, bispo de Vila Real, e concelebrada pelo D. Augusto César, bispo emérito de Portalegre, Castelo Branco, que também é membro da Congregação da Missão, e animada nos cânticos pelo Coral Vicentino de Chaves.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso