Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços foi condecorado por Marcelo Rebelo de Sousa
Altamiro Claro, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços, recebeu na quinta-feira, 26 de janeiro, do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a medalha equivalente ao terceiro grau da Ordem do Mérito, passando a ostentar o título de Comendador, distinção partilhada com outras personalidades que também estiveram presentes na cerimónia de condecoração no Palácio de Belém, em Lisboa.
De acordo com a lei das ordens honoríficas portuguesa, a Ordem do Mérito é ''uma ordem honorífica portuguesa que visa distinguir actos ou serviços meritórios que revelem abnegação em favor da coletividade, praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas''.
Recentemente reeleito Provedor da SCM de Valpaços, assumindo o terceiro mandado à frente desta associação, Altamiro Claro partilhou nas redes sociais a honra do título agora atribuído. ''Tive a honra e o privilégio de ser condecorado por Sua Excelência, o Senhor Presidente da República, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa, com as insígnias de Comendador da Ordem de Mérito, mediante proposta da Chancelaria das Ordens Honoríficas Portuguesas.Recebo com humildade esta distinção do meu país e quero partilhá-la com todos os que me têm acompanhado ao longo do minha vida profissional, cívica e familiar, na plena convicção de que ninguém consegue nada sozinho''.
A Santa Casa da Misericórdia de Valpaços possuiu 10 Estruturas Residenciais para Idosos, Centros de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário, Cantinas Sociais, uma Creche e ensino Pré-escolar, abrangendo atualmente um total de 740 utentes. A instituição dispõe ainda, de um novo Hospital e de uma Quinta, a de Nossa Senhora do Carmo, em Valverde onde se cultivam produtos da terra, com destaque para a vitivinicultura.
Sara Esteves
Foto: DR