Municípios do Alto Tâmega distinguidos com a bandeira Autarquias Familiarmente Responsáveis

2023-01-28 12:03:38

Boticas, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar, foram distinguidos com a bandeira das autarquias familiarmente responsáveis pelas boas práticas existentes nos concelhos.

A Câmara Municipal de Boticas, representada pela Vereadora Isabel Torres, recebeu na quinta-feira, dia 26 de janeiro, no Auditório da Fundação FEFAL, em Coimbra, o galardão de “Autarquia + Familiarmente Responsável”, pelo nono ano consecutivo.
Boticas foi umas das 76 autarquias portuguesas premiadas pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), em 2022, com a bandeira verde com palma, pela implementação e promoção de boas práticas e políticas de apoio às famílias em áreas como maternidade e paternidade, educação e formação, habitação e urbanismo, mobilidade e transportes, cultura, desporto, lazer e tempo livre, entre outras.
Para Isabel Torres “esta distinção revela o empenhamento e dedicação da autarquia em promover o bem-estar social no concelho, implementando medidas que vão ao encontro das necessidades e anseios das famílias”.
Presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida, deslocou-se também ele a Coimbra, para receber a bandeira oferecida ao Município.
Para a realização do inquérito e respetiva distinção foram avaliadas diversas iniciativas levadas a cabo pelos municípios em várias áreas, com o objetivo de dar “visibilidade às autarquias que se destaquem por práticas amigas das famílias”, potenciando “a experiência obtida por uns municípios em benefício dos outros”.
Recorde-se que a autarquia de Valpaços tornou-se, também, oficialmente membro da Rede Europeia de Autarquias Amigas das Famílias, sendo esta uma excelente oportunidade para partilhar conhecimento e informação, nomeadamente, sobre as melhores práticas em matéria de política de família a nível europeu.
Vila Pouca de Aguiar também foi umas das 76 autarquias portuguesas premiadas pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), em 2022, com a bandeira verde com palma, pela implementação e promoção de boas práticas e políticas de apoio às famílias. Na entrega da bandeira no Auditório da Fundação FEFAL, a representar o Municípios esteve a Vereadora da ação social, Manuela Castanheira, que recebeu o galardão das mãos da Presidente da APFN, Rita Mendes Correia e da Representante do OAFR, Rosário Carneiro.
De referir que o OAFR é uma iniciativa desenvolvida pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN), criada em 2008 e que tem como objetivo principal dar visibilidade às autarquias que se destacam por práticas amigas das famílias, contribuindo para que estas desenvolvam políticas transversais capazes de acolher e valorizar a família, prevenindo toda e qualquer situação de risco e vulnerabilidade.

Paulo Silva Reis


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso