CHAVES: “Cultura Para Todos” fomenta inclusão social no concelho

2023-01-31 16:57:13

O Município de Chaves desenvolveu o projeto “Cultura Para Todos – A Criatividade Eleva o Espírito, Agita Outros Mundo” para promover a integração social, combater a pobreza e qualquer discriminação, com o objetivo de fomentar a igualdade de oportunidades, a participação ativa e a melhoria da empregabilidade.

Realizado um pouco por todo o concelho, o projeto que iniciou em 2019 e terminou em 2022, contou com o apoio dos FEEI - Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, de forma a envolver os jovens e adultos em risco, estimulando assim a aprendizagem e uma maior inclusão dos mesmos.

Com cerca de 140 participantes, os ateliers contínuos, semanais e com diferentes períodos de duração, contribuíram positivamente para o aumento do sentimento de pertença dos indivíduos na comunidade, com a dinamização de intervenções inovadoras e respostas integradas.

O foco manteve-se na igualdade de oportunidades à fruição cultural, através da eliminação de barreiras de comunicação e de programação cultural, facilitando a participação de pessoas com deficiências e/ou incapacidades, com mobilidade reduzida e/ou de grupos excluídos ou socialmente desfavorecidos.

Os participantes tiveram a oportunidade de experienciar workshops de postura e dicção no contexto teatral/comunicação expressiva; compreender o funcionamento de dinâmicas de grupo; aprender o processo artesanal histórico do barro; explorar a arte das Kokedamas, que se trata de uma técnica japonesa que fornece uma alternativa para suspender arranjos florais; perceber como funciona o Corpo no Espaço Inato, com a dança contemporânea e o Street Dance; conhecer os diferentes instrumentos e os seus sons; descobrir técnicas de reciclagem e de reaproveitamento dos materiais; praticar a arte ancestral da cestaria, entre muitas outra atividades lúdicas e pedagógicas.

Resultantes destes ateliers surgiram apresentações públicas, de forma a demonstrar as aptidões deste público-alvo. O Projeto “Cultura para Todos” encerrou com a realização de uma exposição, evidenciando uma mostra de quatro centenas de trabalhos, produzidos por todos os participantes, ao mesmo tempo que retratou a essência do projeto.

Para promoção dos projetos e investimentos realizados com o apoio dos FEEI – Portugal 2020, a autarquia apresenta “Chaves, uma cidade mais inclusiva”, ação financiada pelo Portugal 2020, através do POAT – Programa Operacional Assistência Técnica e da União Europeia.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso