Lusorecursos com parecer favorável para a exploração de lítio em Montalegre

2023-02-02 17:52:20

Comissão de Avaliação da Mina do Romano deu parecer favorável à Lusorecursos Portugal para a mina de lítio em Montalegre.

Quem avançou com a informação foi a revista Visão e a publicação garante que todos os elementos constantes no Estudo de Impacte Ambiental (EIA) têm um parecer favorável, exceto a localização do complexo de anexos mineiros, que inclui a lavaria, os edifícios administrativos e a refinaria.
A Comissão de Avaliação inclui vários departamentos da APA, bem como o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a Direção Geral do Património Cultural, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, a Direção-Geral de Energia e Geologia, entre outros organismos.
A contestação à mina é uma constante no Barroso e até no sábado, dia 21 de janeiro, dia em que a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, visitou a Feira do Fumeiro de Montalegre, os populares se reuniram e mostraram todo o seu desagrado em mais uma manifestação.
A Alto Tâmega TV contactou e questionou o município de Montalegre sobre este assunto e a resposta por parte da autarquia é que “ninguém se pode prenunciar sobre este assunto. Até este momento não recebemos qualquer notificação e só essa publicação avança com essa versão sobre o assunto”.
Segundo apuramos a autarca Fátima Fernandes, só fala publicamente sobre o assunto quando receber o documento oficial com esse parecer.

Paulo Silva Reis
Foto; David Teixeira

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso