Aguiarense vai à Turquia ajudar no resgate de vítimas do sismo

2023-02-09 10:35:54

Foco do apoio português estará no âmbito das operações de busca e do salvamento.


O Sargento Nuno Gonçalves, residente na localidade de Freixeda, freguesia de Capeludos de Aguiar, integra a equipa portuguesa, composta por 52 elementos que partiu esta quarta-feira para a Turquia para ajudar no resgate de vítimas dos três sismos que abalaram o Sudeste da Turquia e o Noroeste da Síria, na madrugada de segunda-feira, 6 de fevereiro.

Os profissionais partiram do Aeroporto de Figo Maduro para uma missão humanitária na sequência de um pedido de assistência internacional formulado pelas autoridades turcas, através do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.

A Força Operacional Conjunta (FOCON) é composta por cinco operacionais da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), 26 militares da Guarda Nacional Republicana (GNR), 15 elementos do Regimento Sapadores Bombeiros e cinco elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

A partida foi assinalada ontem na presença do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro e do Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho. Estiveram também presentes a Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar e a Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares.

O último balanço dá conta de mais de 16 mil vítimas mortais.

Sara Esteves
Foto: TVI

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso