Leonardo Fundo integra equipa que partiu este sábado para o Chile, numa missão internacional, para ajudar a combater os incêndios florestais que estão a fustigar aquele país.
O aguiarense, Leonardo Fundo faz parte da Força Operacional Conjunta (FOCON) que partiu este sábado, do Terminal Militar de Figo Maduro para o Chile, num avião comercial com destino à província de Concepción, na região de Bío-Bío, para ajudar nos incêndios florestais.
A Força é composta por 144 operacionais portugueses da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) da Força Especial de Proteção Civil (FEPC), da Guarda Nacional Republicana (GNR), do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) (Gestão de Fogo Rural e Força de Sapadores Bombeiros Florestais), das Corporações de Bombeiros da região de Lisboa e Vale do Tejo e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). Estes operacionais possuem valências no combate aos incêndios florestais com meios terrestres e ferramentas manuais.
A ajuda de Portugal decorre no âmbito do pedido de assistência internacional para combate a incêndios florestais formulado pelas autoridades chilenas, por via Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia.
Antes da missão, Leonardo Fundo, da Força de Bombeiros Sapadores Florestais (FBSF) do ICNF referiu ser para ele ''um orgulho servir o país''.
O Chile está a enfrentar uma vaga de incêndios florestais no centro e sul do país e da qual há já a lamentar várias mortes, centenas de pessoas retiradas das suas habitações e danos consideráveis no edificado, sendo as regiões as regiões de Biobío, Ñuble e La Araucanía as mais afetadas. O estado de emergência no Chile foi já declarado em várias regiões.
Sara Esteves
Foto: DR