No passado dia 14 de fevereiro, a aluna do Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães, Carlota Amorim, foi a candidata eleita a presidente de Mesa da Sessão Distrital, do Parlamento dos Jovens.
Dos vários agrupamentos do distrito que apresentaram a sua candidatura, a aluna da Fernão de Magalhães, a frequentar o 12º ano, na área de ciências e tecnologias, foi a escolhida pelos seus pares para liderar os trabalhos da sessão distrital. Esta é a terceira vez que a aluna, da Escolas Fernão de Magalhães, é eleita Presidente da Mesa à Sessão Distrital. A prestação da Carlota foi largamente elogiada pela direção regional do Norte do IPDJ, que agradeceram ainda a participação da escola neste programa, cujo objetivo principal é promover a educação para a cidadania, a participação cívica e o interesse dos jovens pelo debate dos temas da atualidade.
A eleição dos membros da Mesa foi realizada em reunião presencial, em Vila Real, através de um processo em que os candidatos têm que mostrar capacidades de liderança, o seu conhecimento das regras de condução dos trabalhos da Sessão e as suas competências na área da leitura.
Emília Sardinha e Odete Ferreira coordenadoras do projeto, são também vencedoras, pelo trabalho desenvolvido com os alunos, assim como pelo acompanhamento dos mesmos ao longo dos últimos anos.
A sessão distrital do secundário irá decorrer no dia 7 de março, em Vila Real. A Saúde Mental dos Jovens é o tema em debate na edição deste ano.