O Programa “Eu Sou Digital” quer promover a literacia digital junto dos mais velhos.
Duas pessoas integradas na plataforma “Eu Sou Digital” receberam ajuda da GNR de Chaves para aprender a utilizar as novas tecnologias. Os primeiros passos foram dados na aula de capacitação ministrada pela Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPCPC) do Destacamento Territorial de Chaves que pretende ajudar os alunos, neste caso adultos, a utilizar a internet de forma mais cuidada, quer na interação com as ferramentas que a internet disponibiliza para pesquisa, bem como, para a comunicação através de e-mails e/ou redes sociais.
Com esta iniciativa estes alunos além de estarem mais capacitados para as questões mais práticas, são também sensibilizados para os cuidados a ter na sua utilização, ficando assim alertados para uma diversidade de temáticas, tais como, as burlas, phishing, stalking, entre outras, que para um utilizador mais recente ou menos atento podem trazer alguns problemas.
De acordo com a GNR, EUSOUDIGITAL é um Programa de Capacitação Digital que irá ajudar milhares de portugueses adultos que nunca usaram a internet. Os Alunos EUSOUDIGITAL são adultos que querem aprender a dar os primeiros passos na internet. “Participar como Aluno no EUSOUDIGITAL é aprender as bases de acesso à internet de forma simples, gratuita, ao ritmo de cada um e num espaço de proximidade: os Centros EUSOUDIGITAL. Com o apoio dos Mentores, os Alunos irão aprender a navegar e fazer pesquisas na internet, a aceder ao email, a uma rede social e as normas de privacidade e segurança”.
Qualquer pessoa pode aderir ao programa de capacitação digital e solicitar a ajuda da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário da GNR.
Lançado em 2021, sob a alçada da Secretaria de Estado da Economia e da Transição Digital (reformulada em março de 2022 para Secretaria de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa), este programa é uma das medidas inscritas no Plano de Ação de Transição Digital, que junta o Estado Português através da Estrutura de Missão Portugal Digital, a Caixa Geral de Depósitos e o MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa, ao qual a GNR também se juntou à iniciativa de inclusão digital segura dos portugueses.
Sara Esteves
Foto: GNR