CHAVES: Baile de máscaras anima carnaval de idosos

2023-02-27 14:14:43

Cerca de uma centena de idosos marcaram presença no Baile de Máscaras, evento realizado na Santa Casa da Misericórdia de Chaves que reuniu utentes de todos os equipamentos sociais da instituição e das diversas respostas sociais que a mesma tem ao dispor da comunidade.


O Baile de Máscaras organizado pela equipa de animação sociocultural da Misericórdia de Chaves pretende “possibilitar um convívio mais alargado entre todos os utentes da instituição e fomentar a sua participação ativa”. Segundo os animadores socioculturais, a atividade que “por excelência proporciona um ambiente de divertimento e alegria”, juntou utentes das diversas estruturas residenciais para idosos e da resposta Centro de Dia, envolvendo-os na realização de outras ações temáticas, que “desenvolveram as suas capacidades criativas”, como a produção de máscaras carnavalescas e de disfarces que “desde há algumas semanas, os utentes ajudaram a preparar com muita imaginação”. Não faltaram bonecas de trapos, os tradicionais palhaços, damas antigas, réplicas cinematográficas, diversas profissões, entre muitas outras fantasias.

Entre pinturas faciais e trajados a rigor, os seniores dançaram, cantaram e divertiram-se ao som da música carnavalesca, confirmando que brincar ao carnaval não tem idade.

Aos 82 anos, Lucília Fernandes, participou na atividade a que chamou de “festa rija”, como vendedora de flores, “participo em tudo, só se não puder”, assegurou a utente que reside no Lar Nossa Senhora da Conceição, em Vidago, recordando ainda algumas tradições antigas vividas por esta altura do ano, “no meu tempo vestiam-se as roupas velhas e os rapazes, à noite andavam pelas ruas da aldeia, com as campainhas atrás das raparigas para lhes deitar ovos e farinha”.

Disfarçada de dama antiga, Maria de Fátima Tenreiro bate palmas aos restantes utentes do Lar de Santa Isabel que acabam de dançar em roda, uma marcha de carnaval. “Isto é uma alegria. É muito bom podermos estar todos juntos, é um dia muito alegre e bem passado”. Aos 86 anos só lamenta que as pernas não tenham “a força de antigamente”, porque “brincalhona eu sou”, referiu.
A atividade culminou com um lanche convívio.

Crianças saem à rua

O Carnaval do Jardim de Infância Hugo e Vanessa também saiu à rua. Os pequenos foliões daquela resposta social da Misericórdia de Chaves participaram no desfile de Carnaval do Município de Chaves, sob o lema “No tempo dos Castelos”, ajudando a dar colorido à festa e um maior envolvimento com a comunidade.

Sandra Gonçalves

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso