Projeto foi aprovado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.
O Município de Chaves está a implementar o Projeto de Recolha Seletiva de Biorresíduos, aprovado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), para recolha dos resíduos biodegradáveis de jardins e parques, e alimentares e de cozinha. São exemplos de Biorresíduos os legumes e frutas, carne e peixe, restos de sopa, restos de pão e bolos, cascas de ovo, borras de café, saquetas de chá, restos de frutos secos, entre outros.
Segundo a autarquia, “produzimos muitos resíduos e não os reciclamos e separamos devidamente. Todos temos um papel determinante na produção de resíduos e no seu destino final. A colaboração de todos é fundamental neste projeto! “.
A Câmara Municipal alerta que ao separarmos os Biorresíduos “vamos contribuir para a redução do desperdício alimentar, redução dos resíduos que são depositados em aterro e aumentar a sua reciclagem, com a consequente criação de energia verde e composto orgânico”.
Para além disso, a valorização dos Biorresiduos contribui para a economia circular, promove uma gestão mais eficiente dos recursos naturais e reduz os impactos ambientais.
Separar e reciclar são fundamentais para a sustentabilidade e preservação da nossa terra.