A Demências foi debatida em Valpaços

2023-03-05 12:02:22

O Auditório Arte e Cultura Luís Teixeira recebeu, na quinta-feira, 2 de Março, em Valpaços, a ação de sensibilização ‘Demências: prevenir, identificar e atuar', promovida pelo CLDS 4G, em parceria com a Associação Mentalmente, com o apoio do Município.

Tendo como oradora a Enf. Marisa Fernandes, o encontro entre a profissional e dezenas de valpacenses, serviu para abordar um tema cada vez mais presente nas instituições, associações e residências de cada um.
A iniciativa surge no âmbito do Eixo de Intervenção 3 - promoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa - ações socioculturais que promovam o envelhecimento ativo e a autonomia das pessoas idosas, da alçada do CLDS 4G Valpaços.
Entre outras ideias foram abordados os primeiros sinais, a prevenção, os tipos mais comuns de demência e como diferenciar e atuar caso desconfie que alguém possa ter demência. A doença leva a uma deterioração do desempenho cognitivo e comportamental, condicionando a autonomia. O cuidador informado saberá como prevenir e identificar de imediato os primeiros sinais, o que levará a um diagnóstico precoce, ajudando a pessoa a lidar com o seu comportamento e doença.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso