CHAVES: Comissão Política das Mulheres Socialistas assinala Dia da Mulher e visita empresas de flavienses empreendedoras

2023-03-13 10:25:22

A Comissão Política da Estrutura Concelhia de Chaves das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos, MS-ID, assinalou o Dia Internacional da Mulher, no dia 08 de março de 2023, homenageando e visitando algumas das pequenas e médias empresas, lideradas e geridas por mulheres flavienses empreendedoras que são também elas filhas, mães, avós, tias e que diariamente lutam e trabalham para vencer, sendo todas elas portadoras de grandes histórias de vida pessoal e profissional.
As MS-ID passaram pelo Mercado Municipal e encontraram um espaço recentemente criado para a comercialização de fumeiro. Todas as vendedoras eram mulheres, com idades entre os 30 e 70 anos, detentoras do seu próprio negócio.

Algumas dessas mulheres dedicaram uma vida inteira a este negócio familiar, mantendo-o até ao momento; outras estudaram, mas escolheram não trabalhar na sua área académica e produzir e comercializar fumeiro, criando a sua identidade, marca e aliando a tradição à inovação. O sucesso local é tanto que abriram portas noutros centros urbanos do país.

A Estrutura das Mulheres Socialistas de Chaves esteve também com duas empresárias da área da saúde, nomeadamente Fisioterapia e Medicina Dentária. Ambas iniciaram a sua atividade empresarial em Chaves, há bastante tempo, com apenas dois trabalhadores. Atualmente Alexandrina Gomes, na sua Clínica de Saúde e Bem Estar, conta com 12 colaboradores e Daniela Picotez com 30, na Clínica da Trindade. Fizeram o seu percurso, escolhas e tomadas de decisão, arriscaram, inovaram, expandiram e criaram emprego, curiosamente na sua maioria a mulheres. Hoje, são empresárias de grande êxito e inovação.

Segundo a Presidente da Estrutura Concelhia, Melissa Lopes, “muito trabalho tem sido feito em matéria de igualdade ao longo das últimas décadas, porém há ainda um longo trilho para percorrer e é hora de construirmos um futuro igualitário, sendo este um trabalho de todos. Estas mulheres, e tantas outras, são a prova disso, embora com perspetivas diferentes e áreas profissionais diversas, mas todas elas comungam na força, resiliência, luta e esperança de que tudo é possível, se tentarmos”.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso