Montalegre acolheu o Conselho Nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses

2023-03-26 10:50:39

Encontro revestiu-se de grande importância na implementação da moção estratégica, aprovada em congresso, que irá ditar os passos a seguir pela Confederação de Bombeiros.


Montalegre recebeu este sábado, 25 de março, no Pavilhão Multiusos, o Conselho Nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), para um primeiro balanço do XXII Congresso Nacional Extraordinário, que decorreu em Gondomar em 11 e 12 de março, e da Moção Estratégica Global que ali foi aprovada.

Este encontro debateu, entre outros pontos, o Relatório e Contas de 2022, o balanço do XXII Congresso Extraordinário, a discussão e aprovação do Anexo B da Moção Estratégica Global, aprovada no Congresso, que diz respeito às alterações ao Acordo de Cooperação INEM, LBP e ANEPC, a participação dos bombeiros na Jornada Mundial da Juventude e as iniciativas programada para maio, mês do bombeiro. Em representação da Câmara Municipal, esteve o vereador da Juventude e Desporto, Jorge Fidalgo, que referiu que “a iniciativa visa dar importância aos bombeiros que são os defensores da nossa floresta e da nossa população. Temos apostado em atribuir incentivos que são merecidos e colocados ao dispor da população e portanto, é uma mais valia para todos.”

Após o congresso realizado em Gondomar, este Conselho Nacional revestiu-se de grande importância na implementação da moção estratégica, aprovada em congresso, que irá ditar os passos a seguir pela Confederação de Bombeiros. António Nunes, Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses mencionou que “a descentralização é um dos nossos apanágios. Nós procuramos sempre ir ao encontro de todos os bombeiros de Portugal e por isso, estava na hora de virmos até estas terras longínquas para demonstrar a nossa solidariedade para com os bombeiros e a população de Montalegre e também para com os municípios que apoiam os nossos bombeiros e no qual temos de reconhecer que, sem eles provavelmente não estariam suficientemente equipados para defender as suas populações. Estamos num momento que antecede a época dos fogos florestais portanto, seria mais difícil vir a Montalegre durante o verão porque sabemos bem as dificuldades que por aqui passam. Foi um momento oportuno onde discutimos os problemas dos bombeiros de Portugal”.

O evento, apoiado pelo Município de Montalegre e pelas corporações de bombeiros do concelho, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Montalegre e a Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Salto, foi organizado pelo Conselho Executivo da LBP.

O Conselho Nacional é o órgão é responsável pela atividade da Liga de Bombeiros Portugueses entre Congressos, onde tem acento o Presidente da Mesa de Congressos, o Conselho Executivo da LBP, o Conselho Fiscal e o Conselho jurisdicional e ainda representantes das Federações de Bombeiros de todo Portugal Continental e das Regiões Autónomas.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso