DESPORTO: Joana Gonçalves vai disputar o Mundial de Enduro

2023-03-30 15:09:45

Primeira ronda realiza-se este fim de semana na Itália e a aguiarense está de regresso sendo a única mulher portuguesa em competição no EnduroGP 2023.


A aguiarense Joana Gonçalves está entre os quatro portugueses que vão representar Portugal no Campeonato Mundial de Enduro, cuja ronda de abertura realiza-se este fim de semana em San Remo na Itália.

A piloto da Husqvarna Motorcycles Portugal, que no ano passado esteve afastada do Mundial devido a lesão, está motivada para o regresso ao campeonato da Federação Internacional de Motociclismo (FIM). Contudo, garante que não fez a preparação pretendida porque, na 2ª etapa do Nacional, em Fafe, contraiu uma lesão que obrigou a uma pausa curta para recuperação. Desta forma, a jornada italiana servirá de teste, para perceber a sua atual condição física.

''Estou feliz por regressar ao mundial, no entanto não tive a preparação que queria. Recebi alta médica recentemente e com o pouco tempo de treino, vou ver como o meu corpo reage a uma prova tão exigente como é normalmente o mundial. Não vou com grandes expectativas...quero recuperar bem, ganhar ritmo e sentir-me a melhorar todos os dias'', referiu a piloto natural de Pedras Salgadas que já se encontra na pequena comuna italiana de Arma di Taggia em San Remo.

Esta será a primeira de quatro jornadas pontuáveis para a classe Senhoras, que este ano terão o confronto final em Portugal, nomeadamente em Valpaços, de 29 de setembro a 1 de outubro, e Vila Nova de Santo André, em Santiago do Cacém, de 6 a 8 de outubro.

Com uma localização junto ao Mar Mediterrâneo, destaque para duas das especiais localizadas no areal de Arma di Taggia. Naquela localidade balnear, os pilotos enfrentarão na sexta-feira a SuperTest, sendo que sábado e domingo têm partida agendada a partir das 9 horas, com um percurso com cerca de 50 km´s e sete exigentes horas de competição.

Na competição participam cerca de 17 pilotos, de diferentes nacionalidades, na Classe Senhoras, num total de 177 inscritos. A Classe Enduro 2 recebe Renato Silva (Beta), que transita da classe júnior. Já Frederico Rocha (GasGas) e Francisco Leite (Sherco) estreiam-se na Enduro Youth, uma categoria dedicada aos mais jovens.

O campeonato terá sete provas. Depois de Itália, caravana mundial segue para Espanha, Finlândia, Suécia e Eslováquia, antes das duas rondas finais, em Portugal.

Sara Esteves
Fotos: DR (AifaJC)

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso