Por cada quilómetro percorrido ao longo da Nacional 2, Maria Coelho espera angariar dois euros, para comparticipar as terapias de uma criança com autismo.
Maria Coelho é assistente operacional no Hospital de Lamego e amiga dos pais de uma criança com quatro anos diagnosticada com autismo, um Transtorno do Espectro Autista (TEA). Duarte é natural de Lamego mas é numa clínica em Penafiel que é acompanhado com terapias específicas para os transtornos do espectro autista.
Como os tratamentos e as viagens são bastante dispendiosos, esta atleta de trail decidiu partir à aventura e caminhar ao longo da Nacional 2, a estrada mais longa que liga Chaves a Faro, numa extensão de 738,5km. Cada quilómetro percorrido será convertido em dois euros, num total de 1 477 euros para ajudar as terapias de Duarte, sendo que o objetivo desta atleta é conseguir angariar fundos para um ano de terapias. Em média, os gastos mensais que esta família suporta rondam os 1300 euros.
A aventura arrancou na manhã, desta sexta-feira, 31 de março, no Km 0 em Chaves e terminará a 21 de abril em Faro.
Esta cidadã pretende ainda, e a cada etapa, realizar uma palestra de sensibilização para despertar consciências e dar a conhecer esta doença que afeta várias crianças e jovens em Portugal. Maria Coelho pertence a uma associação desportiva de Trail Running que tem realizado várias caminhadas e corridas solidárias cujas receitas têm revertido a favor desta criança. Esta caminhada de 21 dias pela Nacional 2 é mais uma forma de ajudar o Duarte.
“Em busca de um futuro pelo Duarte” é o nome de uma página de facebook onde constam várias informações sobre esta causa solidária. Além dos dois euros a cada quilómetro, valor a ser depositado na conta criada para esse efeito, para ajudar o Duarte.
A aventura arrancou esta sexta-feira, 31 de março, no Km 0 em Chaves e termina a 21 de abril em Faro. No domingo, 2 de abril, Dia Mundial do Autismo, esta atleta de trail espera chegar a Lamego, cidade natal desta criança autista.
Sara Esteves
Foto: DR