A Santa Casa da Misericórdia de Chaves, cumprindo a tradição, celebrou o tempo quaresmal, com celebrações religiosas e atividades culturais que se desenvolveram em todos os equipamentos sociais da instituição.
Nas celebrações pascais vividas em todas as estruturas residenciais para pessoas idosas, os utentes da Misericórdia de Chaves tiveram a oportunidade de celebrar o sacramento da reconciliação e também receberam o sacramento da unção dos enfermos, “para confortar os doentes, transmitir um sentimento de alívio espiritual e físico e para que encontrem o perdão das suas faltas”, explicou o capelão da Misericórdia de Chaves, padre Fernando Pereira.
As celebrações litúrgicas propiciaram momentos especiais de celebração da Paixão onde também foram recordados, em oração, utentes, familiares, dirigentes e colaboradores falecidos que marcaram o percurso da instituição. Momentos de reflexão que se tornaram também momentos de partilha.
Para além das celebrações religiosas, a equipa de animação sociocultural da instituição dinamizou igualmente um programa cultural que ficou marcado pela realização de atividades recreativas, como a realização da via-sacra onde os utentes tiveram uma participação ativa, pintura de ovos da Páscoa e realização de jogos tradicionais.
Para além do almoço convívio, todos os utentes da instituição receberam as simbólicas amêndoas da Páscoa.
Sandra Gonçalves