CHAVES: Bloco de Esquerda questiona o Governo sobre o fecho pontual da urgência pediátrica

2023-04-12 11:04:40

A unidade Hospitalar de Chaves esteve sem urgência Pediátrica durante a Páscoa.


O Hospital de Chaves esteve sem serviço de Urgência Pediátrica durante o período da Páscoa, ou seja, nos dias 7 e 9 de abril. Este encerramento pontual levou o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda (BE), através da deputada Catarina Martins, a questionar o Governo sobre o sucedido.

Segundo o Bloco de Esquerda “é imprescindível averiguar como foi possível chegar a este ponto bem como, quais as medidas que estão a ser implementadas para assegurar que o serviço de urgência pediátrica no Hospital de Chaves não volte a encerrar”.

Este serviço esteve fechado entre as 08h de sexta- feira, 7 de abril, e as 8h de sábado, 8 de abril. No dia 9 de abril, voltou a encerrar entre as 08h de domingo, e as 08h de segunda-feira feira, dia 10 de abril, tendo os utentes que se deslocar para a unidade de Vila Real, que dista cerca de 70 quilómetros.

Quanto aos motivos que levaram ao seu fecho pontual, o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), não esclareceu mas segundo o BE, o Presidente da Câmara Municipal de Chaves, Nuno Vaz, apontou que a razão do encerramento da urgência pediátrica “está relacionada com a falta de médicos pediatras disponíveis, e que este serviço é assegurado por empresas de prestação de serviços, não havendo médicos disponíveis para assegurar a escala de serviço”.

Face a isto, o Bloco de Esquerda perguntou ao Ministério da Saúde se tem conhecimento do ocorrido e qual o número de profissionais de saúde são necessários para que seja assegurado o regular funcionamento e qual o seu vínculo laboral. Por fim, foi ainda solicitado ao ministério informações das medidas que irão ser implementadas para garantir que a situação não se repita.

O Hospital de Chaves está integrado no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), e é constituído por quatro unidades hospitalares: Hospital de São Pedro, em Vila Real, o Hospital Distrital de Chaves, em Chaves, o Hospital de Proximidade de Lamego e a Unidade de Cuidados Paliativos em Vila Pouca de Aguiar.

A abrangência territorial do CHTMAD é grande, tornando-o o maior centro hospitalar do país, no que diz respeito à área geográfica. Serve uma população de 300 mil habitantes, correspondente aos 22 concelhos dos distritos de Vila Real e Lamego no distrito de Viseu. Acresce ainda a população servida pela ULS Nordeste, que é referência para o CHTMAD em algumas especialidades.

O Hospital de Chaves abrange os concelhos de Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Boticas, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.

Sara Esteves
Foto: Paulo Silva Reis

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso