Professores ''não baixam os braços'' e entram novamente em greve

2023-04-16 17:38:55

Greve por distrito abrange Vila Real na quarta-feira, 19 de abril. Os professores voltam a manifestar-se por distritos para apelar à valorização da profissão, desta vez sem serviços mínimos.


A partir de amanhã, 17 de abril, e até 12 de maio, distrito a distrito, educadores e professores entram em greve a partir das 12horas e até final do dia. De tarde concentrar-se-ão, por norma, nas capitais de distrito.

O primeiro distrito será o do Porto e terminará a 12 de maio em Lisboa. A nova ronda distrital de greves, que se iniciará no primeiro dia de aulas após a interrupção letiva da Páscoa abrange o distrito de Vila Real na quarta-feira, 19 de abril.

A greve por distrito foi convocada por vários sindicatos e percorrerá o país por ordem alfabética inversa, indo de Viseu até Aveiro. Em todos os distritos, os professores serão convocados para se concentrarem num local, eventualmente deslocando-se para outro. Segundo a Federação Nacional dos Professores, FENPROF, esta será uma greve diferente da anterior, “pois pretende-se evitar que o Ministério da Educação possa, como tem feito, requerer serviços mínimos e, dessa forma, atrapalhar a sua realização, criar um clima de intimidação nas escolas, impedir professores de fazer greve e gerar a confusão nas escolas”. Assim, a greve terá início às 12:00 horas prolongando-se até final do dia, o que retira a possibilidade de serem requeridos serviços mínimos.

“Em cada distrito, às 12:00 horas, estejam os professores a desenvolver que atividade for, ela deverá ser interrompida, os professores entrarão em greve e as escolas deixarão de desenvolver toda e qualquer atividade”, realça a FENPROF.

Sara Esteves
Foto: Carlos Daniel Morais

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso