Ministra da Agricultura e da Alimentação no Encontro Enogastronómico em Montalegre

2023-04-21 23:20:00

Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura e da Alimentação, marcou presença no I Encontro Enogastronómico que arrancou esta sexta-feira em Montalegre.

O Pavilhão Multiusos de Montalegre, abriu hoje as portas ao I Encontro Enogastronómico, evento que junta mais de 70 confrarias e 22 chefs de cozinha, oriundos de todo o território nacional, de Espanha, bem como dos PALOP.
Este encontro Enogastronómico, decorre até domingo, 23 de abril, no Pavilhão Multiusos de Montalegre, proporcionando aos visitantes a oportunidade de degustar verdadeiras especialidades gastronómicas oriundas de diferentes geografias.
Para Elsa Machado, da organização a escolha foi Montalegre por vários motivos “que geraram a ideia de congregação dos fundamentos da génese para a realização deste evento como o facto da localização geográfica, de festejar 750 anos do seu Foral, porque tem obra feita no Ecomuseu de Barroso, porque dinamiza uma centena de produtores de fumeiro que dão origem á maior feira do fumeiro do país, porque já ganhou o estatuto da mística, tema emblemático neste evento associado à Enogastronomia e porque em abril de 2018, Barroso recebeu a classificação da FAO, como território Agrícola Mundial. É por todos estes motivos que em Montalegre queremos levar a cabo este primeiro evento tendo por tema a Enogastronomia e a Espiritualidade. A organização deseja concentrar, em Montalegre, durante três dias, as confrarias enogastronómicas de todo o país e da vizinha Espanha, para mostrar e debater o lugar da gastronomia tradicional, na senda do desenvolvimento de cada território e que expressão tem na dinâmica turística de cada região, na defesa das suas tradições e culturas.”

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso