Maria Coelho conseguiu angariar fundos para os tratamentos de Duarte, uma criança autista natural do concelho de Lamego.
Maria Coelho concluiu esta sexta-feira, 21 de abril, a missão de caminhar de Chaves a Faro para ajudar o Duarte, uma criança autista com quatro anos diagnosticada com autismo, um Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ao fim de 21 dias, esta atleta conseguiu percorrer 738,5km e angariar fundos para as terapias do Duarte.
Duarte é natural de Lamego mas é numa clínica em Penafiel que é acompanhado com terapias específicas para os transtornos do espectro autista. Como os tratamentos e as viagens são bastante dispendiosos, esta atleta amadora de trail decidiu partir à aventura no dia 31 de março e caminhar ao longo da Nacional 2, a estrada mais longa que liga Chaves a Faro, numa extensão de 738,5km. Cada quilómetro percorrido foi convertido em dois euros, num total de 1 477 euros para ajudar as terapias de Duarte, sendo que o objetivo desta atleta era conseguir angariar fundos para um ano de tratamentos. Em média, os gastos mensais que esta família suporta rondam os 1300 euros, um outro objetivo que também conseguiu realizar quase na totalidade, embora ainda seja possível “comprar quilómetros”.
Para concluir esta missão o foco, a sua determinação e o carinho por este menino foram determinantes e compensatório no final da aventura. “Tive uma chegada emocionante com motards de Castro Verde e Faro à espera, o Duarte e a família. Está tudo bem, correu tudo bem e estou muito feliz porque a minha missão foi concluída com sucesso. Propus-me a fazer a Nacional 2 pelo Duarte e fiz. Está feito, e agora vocês continuam a ser importantes. O objetivo tem que ser cumprido e cada um de vós, o pouco que faça, está a contribuir para assegurar o futuro do Duarte. Cheguei tão longe porque vocês estiveram comigo. Sempre soube que conseguia mas conseguiu porque vocês todos, ao longo do caminho, ajudaram-me e foram o meu combustível”, disse Maria Coelho, assistente operacional no Hospital de Lamego e amiga dos pais desta criança natural de Lamego.
A aventura arrancou na manhã, de sexta-feira, 31 de março, no Km 0 em Chaves e terminou a 21 de abril no marco do quilómetro 738 em Faro. No domingo, 2 de abril, Dia Mundial do Autismo, esta atleta conseguiu chegar a Lamego, cidade natal desta criança autista.
Ao longo de cada etapa, esta cidadã realizou palestras de sensibilização para despertar consciências e dar a conhecer esta doença que afeta várias crianças e jovens em Portugal. Maria Coelho pertence a uma associação desportiva de Trail Running que tem realizado várias caminhadas e corridas solidárias cujas receitas têm revertido a favor desta criança. Esta caminhada de 21 dias pela Nacional 2 foi mais uma forma de ajudar o Duarte que tem uma página de Facebook “Em busca de um futuro pelo Duarte”, onde constam várias informações sobre esta causa solidária, assim como o número de uma conta bancária criada para ajudar o Duarte.
Sara Esteves
Foto: DR