Orçamento Participativo de Chaves está de regresso

2023-05-12 17:17:26

Próxima edição do Orçamento Participativo de Chaves arranca com novidade de registo simplificado e votação por SMS gratuita.

Está de regresso o Orçamento Participativo (OP) de Chaves, uma iniciativa dinamizada pelo Município. A partir do próximo dia 15 de maio, os interessados poderão submeter propostas às duas componentes da iniciativa participativa.
Este ano, o OP de Chaves apresenta a novidade de votação das propostas por SMS gratuita, que permitirá ao munícipe através de uma mensagem escrita no telemóvel, o registo e votação nas propostas que deseja ver vencedoras. O voto online será igualmente validado por SMS Token, mantendo-se também a forma de votação presencial.
Mas esta não é a única novidade. Também o registo dos utilizadores está muito mais simplificado, através da introdução de apenas cinco elementos identificativos, numa plataforma online com “nova cara”, mais intuitiva e de fácil navegação.
Esta transição digital pretende, sobretudo, promover a transparência de todo o processo e aumentar a taxa de participação, mas também dotar os munícipes de um canal seguro de interação, de votação rápida e simples.
Este importante instrumento de cidadania participativa vai já na sua 9ª edição e pretende dar voz aos cidadãos do concelho, envolvendo-os diretamente através da oportunidade de apresentarem propostas e projetos que considerem relevantes para o concelho.
A autarquia dispõe de um orçamento total de 280 mil euros, dos quais 250 mil euros estão destinados à Componente Nº 1 – Requalificação Urbanística e Construção e/ou Requalificação de Equipamentos Públicos e 30 mil euros à Componente Nº 2 - Promoção e Dinamização de Projetos de âmbito Cultural e Desportivo.
Recorde-se que podem participar no OP de Chaves todos os cidadãos recenseados no município. Os interessados poderão obter mais informações em op.chaves.pt

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso