Municípios de Basto e Barroso debatem descentralização de competências na educação

2023-05-13 09:22:23

Os municípios de Ribeira de Pena e de Cabeceiras de Basto reuniram-se no dia 10 de maio, na Casa da Cultura – Museu Escola de Ribeira de Pena para debater a descentralização de competências na educação.


“Descentralização e Municipalização da Educação” foi o tema da sessão que teve como objetivo debater os principais problemas e desafios atuais da educação no que respeita à descentralização de competências, “de forma a garantir o a qualidade do serviço público de educação, a igualdade de oportunidades, a coesão territorial e, ao mesmo tempo, a autonomia das escolas”, referiu a autarquia ribeirapenense.

A abertura da 25ª edição dos Encontros de Basto e Barroso contou com a intervenção da Vereadora da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, Isabel Lourenço, do Diretor Geral da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEsTE), João Gonçalves e da Presidente da Comissão Administrativa Provisória (CAP) do Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena, Sílvia Moreira.

O painel, que permitiu a troca de pontos de vista dos representantes das Câmaras Municipais relativamente à descentralização educativa, teve como oradores: Correia Pinto, Vereador da Educação da Câmara Municipal de Matosinhos, Adelina Pinto, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Guimarães e Fernando Paulo, Vereador da Educação da Câmara Municipal do Porto. A moderação esteve a cargo de Inês Sérgio Afonso, representante da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

Antes do painel teve lugar um pequeno intervalo, onde os intervenientes tiveram oportunidade de saborear bolos confecionados pelos alunos do Curso Profissional de Técnico de Pastelaria e Padaria, do Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena.

O encerramento deste encontro, promovido pelo Centro de Formação de Basto com o objetivo de preservar a união dos municípios de Basto e Barroso, através da educação, ficou a cargo do diretor do Centro de Formação de Basto, João Carlos Sousa.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso