De Chaves ao Porto em Marcha pelo Direito à Saúde

2023-05-13 18:26:49

Transmontanos estão empenhados na participação na Marcha pelo direito à saúde que vai acontecer no sábado dia 20 de maio, junto ao Hospital de São João, no Porto.

Os transmontanos e durienses vão participar na Marcha pelo direito à saúde que vai acontecer no sábado, dia 20 de maio, junto ao Hospital de S. João, no Porto, pelas 15 horas, informou a União de Sindicatos de Vila Real, em comunicado.

Para esta marcha estão previstos, segundo a União de Sindicatos do distrito, autocarros que partem de Chaves e de Vila Real, levando todos aqueles profissionais de saúde ou utentes que “não abrem mão do que é seu”.

Esta marcha visa alertar para as desigualdades sociais e para o desenvolvimento da saúde na região e no país. De acordo com esta união de sindicatos, os serviços de saúde são escassos e faltam profissionais de saúde, quer em termos dos cuidados primários de saúde, quer em termos dos cuidados hospitalares. Esta estrutura sindical alerta ainda para o envelhecimento dos quadros médicos, “como se constata no agrupamento dos Centros de Saúde do Alto-Tâmega e Barroso, onde 27 dos 64 médicos têm mais de 60 anos”. Também, no Centro Hospitalar (CHTM-AD), o Conselho de Administração “é reduzido a três elementos há mais de oito meses”, e desde essa altura está sem Diretor Clínico.

A Direção da União de Sindicatos de Vila Real / Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional (CGTP-IN) quer ainda perceber “como podem tardar medidas para fixar os profissionais de saúde, que cada vez mais tendem em sair para o setor privado ou para fora da região, e como nos últimos anos a qualidade dos cuidados de saúde, em vez de prosseguir uma necessária melhoria que corresponda às necessidades das populações, tem vindo a diminuir em algumas áreas”, lê-se em nota.

A Marcha pelo Direito à Saúde, sob o lema “Mais SNS, Melhor Saúde!”, defende a valorização dos salários e das carreiras e a melhoria das condições de trabalho dos profissionais de saúde.

Sara Esteves
Foto ilustrativa: Maria Cerqueira

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso