Chaves disponível para cooperar no controlo da fronteira durante as Jornadas Mundiais

2023-05-14 18:13:53

Governo prevê repor o controlo nas fronteiras aéreas, marítimas e terrestres, em cooperação com Espanha.


Apesar de ainda não ter recebido nenhuma informação sobre a proposta de reposição do controlo nas fronteiras, a propósito das Jornadas Mundiais da Juventude, o Presidente da Câmara Municipal de Chaves garantiu à Sinal TV que a autarquia está disponível para colaborar com todas as forças de segurança.

“Não foi partilhada connosco da parte do Governo, designadamente pelos ministérios que naturalmente têm competência na matéria, nenhuma informação nem nos foi solicitada a nossa colaboração”, explicou o autarca flaviense. Contudo, Nuno Vaz garante que a Câmara Municipal de Chaves “estará sempre disponível para colaborar em todos os processos que não vedem e não barrem, o acesso ao nosso país porque verdadeiramente isso é a negação do espaço comum europeu e é também, a negação da Eurocidade que nós muito acarinhamos e que colocamos em evidência”, mencionou o também Presidente da Assembleia da Eurocidade Chaves-Verín (AECT).

Sem conhecer em concreto quais são as medidas que poderão ser implementadas na fronteira de Vila Verde da Raia, em Chaves, o autarca socialista assegura cooperar com as autoridades tal como aconteceu no período da pandemia de Covid-19. “Estaremos disponíveis para cooperar nesses processos, aliás como fizemos no passado, designadamente com a pandemia, com faremos no futuro mas verdadeiramente desconhecemos em concreto a forma como essa intenção será concretizada”, concluiu o autarca.

Segundo o Ministério da Administração Interna, a reposição de controlos fronteiriços aéreos, marítimos e terrestres em cooperação com as autoridades espanholas será em agosto durante a Jornada Mundial da Juventude, que se realiza em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023.

Para o ministro José Luís Carneiro, a reposição dos controlos fronteiriços vai ser feita “nos números e nos termos em que as forças de segurança considerarem adequados”. A medida será aprovada pelo Governo após proposta do Sistema de Segurança Interna.

Sara Esteves
Foto: Carlos Daniel Morais





 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso