Melhores vinhos do ano já foram escolhidos e cinco são do Concelho de Valpaços

2023-05-17 18:33:28

A 10ª edição do Concurso Vinhos de Portugal decorreu de 8 a 12 de maio e à prova estiveram 1380 referências de vinho que foram avaliadas por especialistas do sector.

A 1ª fase decorreu de 8 a 10 de maio, no CNEMA, em Santarém, quando tiveram lugar sessões técnicas de prova, onde os produtores estiveram sob escrutínio do Júri Regular, constituído por 135 especialistas, 111 jurados nacionais e 24 internacionais, entre os quais enólogos, sommeliers, jornalistas, wine educators.
Nos dias 11 e 12 de maio, o Grande Júri reuniu na CVR Beira Interior, na Guarda, para a 2ª fase do Concurso, momento em que elegeu os Grandes Ouros e os Melhores no Ano, que foram revelados na Cerimónia de Entrega de Prémios no dia 12 de maio, no Centro Logístico de Pinhel.
Esta iniciativa da ViniPortugal distinguiu, pelo 10º ano consecutivo, os melhores vinhos nacionais pela sua qualidade ímpar, orientando e motivando produtores a lançarem vinhos diferenciadores que contribuam para posicionar Portugal enquanto produtor de referência nos mercados de exportação.
No evento foram distinguidos 15 vinhos de Trás-os-Montes com medalhas de Grande Ouro (2) Ouro (4) e Prata (9), sendo que 5 são do Concelho de Valpaços, a saber:
MEDALHA DE OURO
- De Sousa Grande Reserva, Tinto 2017, de Luís Filipe Sousa
- Quinta do Sobreiro de Cima Moscatel Galego Reserva, Moscatel Galego Branco, 2019
- Quinta do Sobreiro de Cima Vinha de Rio Torto, Branco, 2018
MEDALHA DE PRATA
- Encostas de Sonim Touriga Nacional Grande Reserva, Touriga Nacional, Tinto, 2018
- Quinta do Sobreiro de Cima Ênico, Tinto, 2015
Os vinhos distinguidos com as medalhas Grande Ouro e Ouro terão presença garantida em eventos internacionais de excelência a realizar ainda este ano, uma forma de promoção internacional para os produtores portugueses.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso