Associação Nacional de Municípios marcou presença nos Açores

2023-05-23 16:52:31

Uma delegação da Associação Nacional de Municípios Portugueses foi recebida pelo Presidente do Governo Regional dos Açores.

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu ontem no Palácio de Sant’Ana, em Ponta Delgada, uma delegação da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) que efetuou um périplo pelos Açores, liderada pela Presidente da ANMP, Luísa Salgueiro, e da qual fez também parte o Presidente da Câmara Municipal de Boticas, Fernando Queiroga, que é também Vogal do Conselho Diretivo da ANMP.
Esta deslocação da ANMP aos Açores teve como principal objetivo o contacto com os Municípios daquela região insular, bem como a discussão das novas competências que têm vindo a ser assumidas pelos órgãos autárquicos. A este propósito, o Presidente do Governo Regional dos Açores lembrou que “as maiores dificuldades tanto dos Municípios como das regiões autónomas não estão na necessidade de mais atribuições e competências, mas sim na disponibilidade dos recursos, com justiça e de forma descentralizada por parte do Estado”, sublinhando que “qualquer nova atribuição e competência para os municípios deve ter associado, da parte do Estado, o envelope financeiro adequado”.
José Manuel Bolieiro, antigo autarca e membro dos órgãos sociais da ANMP, disse “conhecer bem as necessidades dos Municípios”, encontrando “grandes semelhanças entre a gestão municipal e a gestão do Governo Regional”, que carecem de maior autonomia para “poderem atuar com eficácia, equidade e justiça junto das populações”.


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso