A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Boticas celebrou no domingo, 28 de maio, o 52º Aniversário da sua fundação, um dia vivido com muito entusiasmo não só pela instituição, mas também pela população do Concelho. Foram homenageados 14 bombeiros e benzidas duas novas viaturas.
Numa cerimónia simples, mas com o habitual simbolismo e vivida com uma grande participação, as comemorações do 52º Aniversário tiveram início, como habitualmente, com o hastear da bandeira, ao som do Hino Nacional, seguida da romagem aos cemitérios de Boticas, Granja e Sapiãos, em homenagem e reconhecimento a bombeiros e dirigentes já falecidos.
Seguiu-se a apresentação formatura, no Quartel dos Bombeiros, às diferentes entidades presentes e ao Presidente da Câmara, contando também com a participação da Fanfarra dos Bombeiros de Vila Pouca de Aguiar. Ainda na parada realizou-se a cerimónia de atribuição das medalhas da “Operação Covid-19” da Liga dos Bombeiros Portugueses, atribuídas aos bombeiros que estiveram sempre na linha da frente a prestar socorro a todos os utentes durante a pandemia de covid-19, sempre com grande dedicação, altruísmo e profissionalismo. No total foram distinguidos 14 bombeiros botiquenses.
Sem tempo a perder, seguiu-se a sessão solene no salão nobre do quartel, onde estiveram representadas entidades e instituições locais, regionais e nacionais, bem como familiares, amigos e sócios da Associação Humanitária. A sessão solene contou com intervenções do Comandante dos Bombeiros Voluntários de Boticas, Carlos Gomes, do Comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Tâmega e Barroso, Artur Mota, do representante da Liga dos Bombeiros Portugueses, Comandante João Venceslaus, e, naturalmente, do Presidente da Câmara Municipal de Boticas e da Direção da AHBVB, Fernando Queiroga. Na mesa marcaram também presença o Presidente da Assembleia Municipal de Boticas, Fernando Campos, o Presidente da Assembleia Geral da AHBVB, Nuno Fernandes, o representante da Federação Distrital dos Bombeiros de Vila Real, Amílcar Mesquita, e o vice-presidente da AHBVB, Carlos Ferreira.
No decorrer da cerimónia foi ainda homenageado o Bombeiro de 2ª Classe do Quadro de Honra dos Bombeiros Voluntários de Boticas, Arsénio Pinho, a quem a Liga dos Bombeiros Portugueses atribuiu, sob proposta da AHBVB, o “Crachá de Ouro”, como reconhecimento pela sua capacidade técnica operacional, a sua competência, a sua determinação, esforço e coragem em todas as missões de socorro em que participou, bem como pelo facto de se encontrar no limite da idade, 65 anos, para poder exercer funções de Bombeiro, que desempenhou desde Outubro de 1977.
No decorrer das intervenções, Fernando Queiroga, na “dupla missão” de Presidente da Câmara e da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Boticas destacou “o trabalho exemplar que os homens e mulheres desta corporação prestam às populações durante todo o ano”, referindo ainda que “é gratificante ver a união e companheirismo que existe entre todos”, aproveitando, contudo, a ocasião para manifestar a sua “preocupação pelos meses difíceis que se aproximam, num verão que se prevê muito quente e seco, criando um cenário propício aos incêndios rurais, que irá exigir muito dos bombeiros, apelando à sua união e solidariedade para fazer face às contrariedades que teremos que enfrentar”. Fernando Queiroga agradeceu ainda “a todos os bombeiros botiquenses e aos dirigentes da AHBVB pela dedicação que têm dedicado aos Bombeiros, o que faz com esta família continue a crescer e se mantenha unida e coesa”.
Terminada a sessão solene seguiu-se a Missa comemorativa na igreja de Nossa Senhora da Livração, no final da qual foram benzidas duas novas viaturas, uma ambulância de transporte de doentes e um Veículo Ligeiro de Socorro e Assistência (VLSA), equipado com material de desencarceramento, apadrinhados pela família de Maria Paula Lopes dos Santos, saudosa benemérita da AHBVB, e pelo Vice-presidente da Câmara de Boticas, Guilherme Pires.
S. Pedro também ajudou e colaborou para que logo de seguida se realizasse com o habitual brilhantismo o desfile apeado e motorizado pelas ruas de Boticas, que é sempre um dos momentos altos destas celebrações, coroado com a imposição de uma coroa de flores na Rotunda de homenagem ao Bombeiro, no Largo Conde de Vila Real, sob o olhar atento dos bombeiros em parada.
O programa festivo culminou com a realização de um almoço comemorativo no Pavilhão Multiusos, onde participaram bombeiros, dirigentes, familiares e representantes das entidades convidadas, onde não faltou o habitual bolo de aniversário e os parabéns entoados em uníssono por todos os presentes.