Intervenção vai permitir aumentar para 56, o número de resposta em creche e será financiada pelo PRR.
A Câmara Municipal de Ribeira de Pena viu aprovada a sua candidatura ao Programa de Requalificação e Alargamento da Rede de Equipamentos e Respostas Sociais, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que prevê a ampliação e remodelação da creche da Santa Casa da Misericórdia, com capacidade para mais seis vagas.
O projeto engloba a remodelação do jardim de infância, num investimento que ascenderá a 117 mil euros que serão financiados pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). Segundo o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Ribeira de Pena, Joaquim Alves Pinto, a instituição deverá ainda ter que investir para a total conclusão da requalificação.
Joaquim Alves Pinto revelou à Sinal TV que esta é uma obra necessária porque permitirá aumentar o número de vagas mas também remodelar o edifício que já se encontra deteriorado, com o passar dos anos.
No total, esta candidatura irá representar mais seis vagas para creche, ou seja para crianças até aos 3 anos de idade, dotando esta resposta com 56 vagas totais. Prevê-se que as novas vagas sejam disponibilizadas à população no ano letivo 2024/2025, após a conclusão da empreitada.
Ao PRR foram apresentadas mais duas candidaturas, Remodelação de Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) e a Requalificação da Unidade de Cuidados Continuados (UCC) que não foram aprovadas.
Os contratos de comparticipação financeira da autarquia e da Santa Casa da Misericórdia de Ribeira de Pena foram entregues no dia 15 de maio, no Centro Pastoral Paulo VI, Salão Bom Pastor, em Fátima, numa sessão que contou com a presença da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, do Secretário de Estado da Mobilidade, Eduardo Pinheiro e da Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes.
Na sessão de entrega dos contratos de comparticipação financeira dos projetos aprovados e em representação do Município de Ribeira de Pena, marcou presença a Vereadora, Isabel Lourenço.
Na sessão foram celebrados 153 contratos com instituições do setor social e com municípios, para criação de mais de 5.300 novas vagas em creche, num total de 8.337 lugares a intervencionar, no âmbito da requalificação e alargamento da rede de equipamentos sociais do PRR.
Sara Esteves
Foto: CM Ribeira de Pena