À conversa com a família “Diabetes na criança”

2023-06-02 16:09:53

O Auditório Arte e Cultura Luís Teixeira, em Valpaços, acolheu, a 1 de junho, a ação de sensibilização “À conversa com a família - Diabetes na criança” direcionada às famílias e encarregados de educação, com o principal objetivo de sensibilizar a população para a Diabetes na idade infantil e ao longo do crescimento da criança.

A iniciativa, dinamizada pela equipa de saúde escolar do Centro de Saúde de Valpaços, em conjunto com o PAE - Plano de Apoio à Educação – da alçada da Autarquia e Agrupamento de Escolas de Valpaços, abordou, sobretudo, a diabetes Mellitus Tipo 1.
Para além de uma pequena palestra em que foram dados a conhecer os principais sinais de alerta, sintomas e modos de procedimento, foi também abordada a sua incidência no país e nas faixas etárias mais novas.
Em articulação com o PAE, que propõe este tipo de atividades como “forma de ajudar as crianças e as suas famílias a gerir todas as responsabilidades que esta condição exige”, foi possível o contacto por vídeo, durante a sessão, com a Associação Diabetes Mellitus Criança, que se apresentou e mostrou disponível para qualquer esclarecimento. Na mesma comunicação, foi, ainda, divulgado o livro infantil “Com os meus botões”.
O livro conta uma história de cinco amigos de 11 e 12 anos, sendo que o protagonista desta tem Diabetes Mellitus Tipo 1 e mostra como vive a sua vida em casa, na escola e como os seus amigos conseguem ajudar a lidar /controlar esta patologia da forma mais natural e normal possível. A obra foi oferecida pelo Município às bibliotecas dos estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Valpaços.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso