Espera-se que bem breve esteja em funcionamento um novo projeto.
O projeto CLDS 4G – Valpaços, igualdade para a inclusão, promovido pela Casa do Povo de Vilarandelo em parceria com o Município de Valpaços, iniciou em julho de 2020 e chegou ao final.
O balanço da iniciativa foi realizado na terça-feira, 20 de junho, no auditório da Biblioteca Municipal. Segundo a autarquia, além de se resumir o percurso do projeto no concelho, apresentado um relatório final das atividades levadas a cabo com vista à promoção da inclusão social através de uma intervenção de proximidade realizada em parceria entre autarquia e entidades locais, foi também feito um balanço pelos responsáveis presentes.
A Vereadora Teresa Pavão sublinhou a importância do projeto no terreno ao longo dos anos e a esperança de que “em breve, o CLDS 5G esteja em funcionamento, e os técnicos possam ser afetos a esse projeto, dando resposta àquilo que são áreas de intervenção tão significativas”, lê-se em nota divulgada pela autarquia.
Além de agradecer às várias entidades parceiras, a responsável autárquica fez um balanço positivo do CLDS 4G, e espera que sirva de base para criar a estrutura das atividades do plano de ação para o 5G.
Também Isabel Sequeira, Presidente da Direção da Casa do Povo de Vilarandelo, reforçou o balanço positivo do projeto.
O CLDS - 4G, financiado pelo PO ISE (Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego), teve como metas no concelho de Valpaços, a “igualdade para a inclusão co, o objetivo de promover a inclusão social de grupos populacionais que revelam maiores níveis de fragilidade social, marcado por uma intervenção de proximidade realizada em parceria”.
Durante a sua atividade foram realizados workshops, palestras, sessões de sensibilização/esclarecimento, exposições, atividades lúdicas, simulacros, eventos solidários, e atividades integradas em Eixos de Intervenção específicos.