Máquina reforça trabalho dos Sapadores

2020-03-06 10:46:37

A Brigada de Sapadores Florestais do Alto Tâmega recebeu um trator florestal para utilizar em operações de prevenção e de defesa da floresta contra incêndios.

A atribuição de um veículo pesado, um trator florestal, resulta de um contrato de comodato celebrado entre a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT) e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
A nova máquina “vai dar maior capacidade de resposta ao trabalho de gestão de combustíveis” referiu Orlando Alves, Presidente da CIMAT e aumentar a área de limpeza da mancha florestal.
Recorde-se que a Brigada de Sapadores Florestais do Alto Tâmega foi criada em abril de 2019, sendo constituída por 14 sapadores e um Técnico florestal, especialista em fogo controlado. Esta Brigada é composta por três equipas de cinco profissionais, apoiados por uma viatura florestal por equipa, que operam nos seis concelhos da região.
Os trabalhos foram iniciados em Montalegre e cerca de um ano depois a equipa recebeu, a 2 de março, um trator florestal composto por roçador de mato, roçador de martelos, grade de discos e biotriturador com grua.
Segundo José Barros, do Gabinete Técnico Florestal (GTF), o novo equipamento vai permitir duplicar a capacidade de intervenção dos sapadores florestais.
Até ao momento a área intervencionada pela equipa de sapadores foi de 130 hectares, um grande contributo para a prevenção da ocorrência de incêndios.
A Brigada de Sapadores Florestais da CIMAT tem a sua base num edifício do Mercado Abastecedor, no Parque de Atividades de Chaves, cedido pelo município local.
A sua constituição resultou de uma candidatura apresentada pela CIM do Alto Tâmega ao ICNF, sendo cofinanciada pelo Fundo Florestal Permanente.

Sara Esteves

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso