Resultados dos testes a utentes e funcionários de instituições deram negativo

2020-04-28 18:21:41

Até ao momento, não há casos positivos nem suspeitos a registar, quer entre os utentes, quer entre os funcionários das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, na valência de Lar, informou a autarquia de Valpaços.

Deram negativo os resultados dos testes à Covid-19 realizados aos utentes e funcionários das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Valpaços, na valência de Lar.

A garantia foi dada pelo Presidente da Câmara Municipal em comunicado onde aproveitou para reforçar a qualidade do trabalho desenvolvido, pelos profissionais envolvidos nesta missão.

“Não é tempo de baixar os braços. É tempo de agir e de reforçar os cuidados”, refere Amílcar Almeida que pretende que o município continue a manter a colaboração permanente com todas as instituições sociais, que acolhem utentes considerados prioritários e com potencial foco de contágio.

O autarca refere ainda que “nesta linha de ação, o trabalho de prevenção torna-se fundamental” e nesse sentido, “as recolhas de amostras aos funcionários antes da entrada de cada turno, prosseguirá junto de todos os lares do concelho, processo que estará concluído nas próximas semanas”.

A operação terá início já nesta terça-feira e ao longo da semana serão testados cerca de 150 funcionários da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços, da Casa do Povo de Vilarandelo, da Associação de Solidariedade Social de S. Pedro em Sanfins e da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental.

A recolha das amostras será feita conjuntamente por Técnicos do ACES do Alto Tâmega e do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), sendo que o transporte até ao laboratório do IPB é assegurado pela autarquia.

O programa de rastreio resulta da articulação entre a CIM-AT, o IPB e o Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, com a coordenação do Agrupamento dos Centros de Saúde do Alto Tâmega.



Fotografia ilustrativa

Sara Esteves

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso