MONTALEGRE: Aprovado Plano Municipal de Defesa da Floresta

2020-07-16 15:48:58

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios aprovou, no dia 30 de abril, o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios referente ao ano de 2020. O plano prevê uma rede de vigilância permanente.

Foi através de alguns elementos em videoconferência e outros em reunião, no salão Nobre dos Paços do Concelho, que a Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios aprovou no dia 30 de abril o Plano Municipal de 2020.

A realização do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios é um ato obrigatório todos os anos e serve para “repensar os meios que temos disponíveis, definir uma estratégia de vigilância de primeira intervenção de combate aos incêndios e fazermos no fundo, uma previsão daquilo que vai acontecer. Solucionar a melhor forma de articulação com as forças (de segurança) para que o nosso concelho não volte a ser fustigado como aquilo que tem sido a realidade dos últimos anos”, referiu David Teixeira, Vice-presidente da Câmara Municipal de Montalegre, no final da reunião de trabalho.

Ao longo do ano o município tem definido um plano de fogo controlado para reposição de pastagens e controlo de matos na tentativa, “de por um lado resolver os problemas dos pastores que têm a necessidade de ter pastoreio, para os seus animais e tentar que principalmente nos meses de verão ( julho, agosto e setembro), este flagelo dos incêndios não se repita”.

“Temos um plano com as forças de segurança, com a AGIF, a nova entidade que também tutela este cérebro de combate aos incêndios florestais com mais de 100 hectares para a renovação de pastoreio na encosta da Serra do Larouco. Temos um Parque Nacional, (Parque Nacional da Peneda Gerês) um parque de valor ecológico acrescentado e esse parque vai ser também objeto de uma vigilância apertada”, acrescentou David Teixeira.

O plano prevê uma rede de vigilância permanente com mais forças de segurança para “reduzir ou mesmo fazer desaparecer os incêndios no nosso concelho”.

Imagem ilustrativa

Sara Esteves

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso