PSD questiona Ministra sobre unidade de hemodiálise do Hospital de Chaves

2020-07-16 16:42:44

O Grupo Parlamentar do PSD questiona a Ministra da Saúde relativamente ao espaço físico da Unidade de Hemodiálise do Hospital de Chaves, que dizem, necessitar de obras de remodelação “que se tornam fundamentais neste contexto de pandemia”.

“A Unidade de Hemodiálise do Hospital de Chaves foi integrada, a 1 de março de 2007, no Serviço de Nefrologia do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro(CHTMAD). A referida unidade apresenta 13 postos de tratamento, funciona com três turnos diários (8h-24h), encontrando-se presentemente em tratamento 63 doentes”, refere o Grupo Parlamentar do PSD em comunicado enviado às redações.

“A doença COVID-19 foi declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como pandemia, a qual impôs a nível dos cuidados de saúde a reorganização dos recursos humanos e materiais como forma de responder à pandemia e minimizar o risco de infeção”, lê-se no comunicado.

“Neste sentido, o espaço físico da unidade de hemodiálise de Chaves necessita de obras de remodelação que se tornam fundamentais neste contexto de pandemia, tanto para segurança dos doentes como dos profissionais de saúde”, acrescentam.

“As referidas obras de remodelação têm como objetivo tornar o espaço mais funcional e seguro, melhorando a operacionalização do espaço e do acesso dos utentes, ampliando a sala e o número de postos, criando zonas de isolamento e, bem assim, melhorando as condições de trabalho dos profissionais de saúde”.

“Tais medidas irão contribuir para melhorar o bem-estar dos doentes durante o tratamento dialítico, garantir uma maior segurança no tratamento de doentes COVID 19 e diminuir o risco de infeção, aumentando ainda a capacidade da Unidade, por forma a permitir dar resposta aos pedidos efetuados.

Assim, face ao exposto, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis os deputados abaixo assinados do Grupo Parlamentar do PSD vêm, por intermédio de Vossa Excelência, dirigir ao Governo, através da Senhora Ministra da Saúde, as seguintes questões:

1. O Ministério da Saúde considera que o espaço físico da Unidade de Hemodiálise de Chaves reúne todas as condições de segurança necessárias (quer para profissionais / utentes) para o tratamento de doentes Covid 19+/ Covid 19-?

2. O espaço físico da unidade de hemodiálise de Chaves permite executar as orientações da Norma 008/2020 de 28/03/2020 (COVID-19; FASE DE MITIGAÇÃO, doentes com DRC em hemodiálise) no que respeita aos circuitos de doentes COVID 19+/COVID 19-?

3. Se houver recrudescimento da pandemia ou na presença de nova onda, o Ministério da Saúde garante que a Unidade de Hemodiálise de Chaves tem capacidade de resposta?

4. A implementação da norma encontra-se a ser aplicada em todas as Unidades de Hemodialise (COVID-19; FASE DE MITIGAÇÃO, doentes com DRC em hemodiálise)?

5. Houve algum controlo da praticabilidade desta norma nas clínicas de Hemodiálise?”.

Imagem ilustrativa

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso