COVID-19: Testes do Lar Santa Marta deram negativos

2020-07-16 17:12:55

Depois de da semana passada uma das suas funcionárias ter acusou positivo ao coronavírus COVID-19, todo o restante pessoal e os residentes, através da Unidade de Saúde Pública do ACES Alto Tâmega e Barroso, por segurança, efetuaram testes, sendo que mais ninguém acusou positivo.

A notícia, tal como a Sinal TV, reportou, surgiu na passada segunda-feira, dia 4, e caiu como um “balde de água fria” no Lar Santa Marta, em Chaves. A trabalharem em espelho, com as equipas a renderem-se sucessivamente, e apesar de cumprirem todas as normas e cuidados e de higiene e segurança, uma funcionária da cozinha, testou positivo. A funcionária em causa tinha acabado de vir de quarentena e não tinha contacto direto com os residentes no lar, pois as suas tarefas são na cozinha, mas para despistagem e dar segurança aos restantes funcionários, residentes e familiares, a Unidade de Saúde Pública do ACES Alto Tâmega e Barroso, que segundo a Madre Laurentina, esteve sempre a acompanhar de perto toda a situação, realizou testes ao COVID-19, durante esta semana a todos, mesmo sem que ninguém apresentasse sintomas.

À Sinal TV a Madre Laurentina confirmou que “no decorrer desta semana foram realizados testes de despistagem do COVID- 19, a todos os utentes e funcionários da casa”.

A instituição acabou também por confirmar que “uma vez analisados podemos agradecer a Deus em primeiro lugar, ao apoio recebido por parte da Saúde e todos os familiares, amigos e colaboradores, porque não há nenhum contagiado. Todos os testes foram negativos”, disse a Madre Laurentina, que assim pode “respirar de alívio”, garantindo no entanto que: “vamos continuar a proteger-nos e seguiremos com as medidas de prevenção em vigor”.

A funcionária em causa, ao que apuramos junto da instituição, não apresenta sintomas e está de quarentena em casa, não estando fora de hipótese que seja um falso positivo.



Paulo Silva Reis com foto de Carlos Daniel Morais

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso