CHAVES: Arranca amanhã a requalificação do Bairro de Casas dos Montes

2020-07-17 10:16:39

Requalificação vai abranger 11 edifícios e respetivos espaços exteriores num investimento superior a dois milhões de euros.

Após ter sido tornado público em 2018, o investimento de cerca de três milhões de euros para a requalificação de bairros sociais, o Município de Chaves anunciou esta terça-feira, que vão arrancar as obras de beneficiação do Bairro Social de Casas dos Montes, já amanhã.

A obra está orçada em 2.383.000,00 euros e prevê a requalificação de 11 edifícios e respetivos espaços exteriores.

“Esta operação tem como principal objetivo dotar os 11 edifícios de habitação coletiva de melhores condições de habitabilidade através da realização de obras em cerca de 57 habitações, quer ao nível interior, como exterior, de forma a proporcionar maior conforto, segurança e dignidade às famílias que aí habitam”, referiu a autarquia em comunicado que realça que serão realizados trabalhos de pintura dos edifícios, reparação de pavimentos, substituição de instalações sanitárias, reparação da rede de abastecimento de água, saneamento e rede elétrica, reparação de carpintarias, de paredes, tetos, cozinhas, substituição de coberturas e caixilharias, e a melhoria da rede de águas pluviais”.

“Será também intervencionado o espaço público exterior com o objetivo de garantir questões funcionais e de acessibilidade. Prevê-se a reestruturação de todos os acessos aos edifícios e a reabilitação e valorização dos espaços verdes, tornando-os em espaços de estadia e convívio, aprazíveis e atrativos”.

A empreitada foi adjudicada à empresa ASG, Construções e Granitos, Lda, com um prazo de execução de 420 dias, estando prevista a conclusão da obra no início do mês de julho de 2021.

A beneficiação do Bairro Social de Casas dos Montes integra duas operações do Plano de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas (PAICD) e faz parte integrante do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Chaves, beneficiando de um investimento cofinanciado a 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte 2014-2020 (Norte 2020).

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso