BOTICAS: Autarquia propõe uma visita ao Centro de Artes Nadir Afonso

2020-07-17 10:28:15

No Navegar pelo Turismo, Cultura e Património de Boticas a autarquia dá a conhecer esta semana o Centro de Artes Nadir Afonso.



O edifício do Centro de Artes Nadir Afonso, implantado junto da Câmara Municipal e muito perto do centro da vila, surgiu da conjugação de vários fatores. Por um lado, a necessidade de dotar o Município de Boticas de um equipamento cultural que contribuísse para o desenvolvimento do concelho, fomentado o segmento de turismo cultural e por outro, homenagear Nadir Afonso, perpetuando, deste modo, a sua ligação ao concelho de Boticas, de onde era natural a sua mãe.

Nadir Afonso nasceu em Chaves em 1920, diplomou-se em Arquitetura na Escola Superior de Belas Artes do Porto e em 1965 abandonou definitivamente a arquitetura, para se dedicar à criação da sua obra singular, estruturada no contexto artístico internacional, com consistente pioneirismo, sendo um dos artistas de maior relevo da arte dos séculos XX e XXI.

Artur, filho arquiteto de Nadir Afonso, trabalhava em Nova Iorque, no ateliê da arquiteta Louise Bravermen e assim se concretizou a ideia de elaborar um projeto de arquitetura num local central de Boticas e plenamente adaptado à orografia do terreno.

Implantado num terreno desnivelado, o Centro de Artes Nadir Afonso, contempla um misto de paisagem e arquitetura, num edifício sustentável, criado fundamentalmente a pensar no futuro. Dadas as características do espaço, o Centro de Artes aloja uma sala de exposições temporárias, com obras do espólio do pintor, mas permite também a apresentação de outras exposições variadas e, ainda, um pequeno auditório que possibilita a apresentação de eventos culturais variados, o que permitiu colmatar a oferta cultural do Município de Boticas e da região, criando novas atrações e programas culturais, não só para os residentes como para todos os que nos visitam.

Neste edifício, funciona, também, desde 2014, a Loja Interativa de Turismo.

Este é, sem dúvida, o local de eleição para o visitante que chega a Boticas que, para além de contactar de perto com a obra do Mestre Nadir Afonso, terá sempre alguém para o receber, informar e orientar numa visita ao Concelho.

Esperamos em breve poder abrir portas e receber a Sua visita.

 


Subscrever newsletter



Login



Recuperar acesso